data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, nem todos os 10 leitos de UTI no Hospital Regional estão prontos para receber pacientes. Há, ainda, três leitos de UTI em testes finais nesta terça-feira no Hospital Regional. Os leitos ainda não foram disponibilizados para receber pacientes, mas quando liberados, serão no total, oito leitos de UTI no Regional. Neste momento, há seis pacientes internados nos 30 leitos clínicos disponíveis.
Um procedimento administrativo foi instaurado pelo MPF na última sexta-feira, para acompanhar as medidas adotadas pelos órgãos públicos no controle e tratamento da pandemia em Santa Maria e região. Foi no inquérito que foi apurado que nem todos leitos prometidos estavam funcionando até então. Por enquanto, são 5 leitos de UTI aptos a receber pacientes no hospital.
MPF aponta necessidade de ampliação de leitos de UTI da rede pública na região
O documento, assinado pela procuradora da República Bruna Pfaffenzeller, assinalou a necessidade de uma correção, refinamento e estratificação dos dados referentes à taxa de ocupação da rede hospitalar regional e estadual. A intenção foi distinguir quais leitos de UTI são Covid-19 e quais não são, e quais são públicos e privados.
O despacho também apontou a necessidade de ampliação do número de leitos de UTI hoje disponibilizados na rede pública da região. Atualmente, além dos leitos do Regional, Santa Maria conta com 10 leitos adulto do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), dos quais, sete estão ocupados.